{"id":3485,"date":"2026-01-07T07:11:14","date_gmt":"2026-01-07T10:11:14","guid":{"rendered":"https:\/\/jornaldoservidor.com.br\/?p=3485"},"modified":"2026-01-07T07:11:14","modified_gmt":"2026-01-07T10:11:14","slug":"veja-faixas-e-aliquotas-das-novas-tabelas-do-imposto-de-renda-2026","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/jornaldiarioeconomico.com.br\/?p=3485","title":{"rendered":"Veja faixas e al\u00edquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026"},"content":{"rendered":"\n<p class=\"wp-block-paragraph\">A nova tabela do Imposto de Renda (IR) 2026, que j\u00e1 est\u00e1 em vigor, trouxe mudan\u00e7as na faixa de isen\u00e7?o para quem ganha at\u00e9 R$ 5 mil por m\u00eas e tamb\u00e9m uma redu\u00e7\u00e3o gradual do imposto para pagamentos recebidos de de at\u00e9 R$ 7.350. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva em novembro de 2025.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">A tabela tradicional do Imposto de Renda, entretanto, n\u00e3o foi alterada, continuando os valores em vigor em 2025. A diferen\u00e7a est\u00e1 nos redutores adicionais institu\u00eddos pela reforma do IR. Mas,&nbsp; Para garantir o benef\u00edcio a quem ganha at\u00e9 R$ 7.350, a Receita Federal criou novas tabelas de dedu\u00e7\u00e3o a serem aplicadas simultaneamente com a tabela tradicional.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">As altera\u00e7\u00f5es valem para os sal\u00e1rios pagos a partir de janeiro, com impacto percebido a partir do pagamento de fevereiro. As mudan\u00e7as se refletir\u00e3o na Declara\u00e7\u00e3o do Imposto de Renda Pessoa F\u00edsica de 2027, que considera os rendimentos de 2026.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Ficar?o totalmente isentos do IR&nbsp;trabalhadores com carteira assinada,&nbsp;servidores p\u00fablicos, aposentados e pensionistas do INSS ou de regimes pr\u00f3prios; desde que a renda mensal total n\u00e3o ultrapasse R$ 5 mil.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Quem tem mais de uma fonte de renda precisar\u00e1 complementar o imposto na declara\u00e7\u00e3o anual, mesmo que cada rendimento isolado seja inferior a R$ 5 mil.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Para rendas entre R$ 5.000,01 e R$ 7.350, h\u00e1 uma redu\u00e7\u00e3o parcial e decrescente do imposto: quanto mais pr\u00f3xima a renda estiver de R$ 5.000, maior o desconto e quanto mais pr\u00f3xima de R$ 7.350, menor o benef\u00edcio,&nbsp;acima desse valor, n\u00e3o h\u00e1 redu\u00e7\u00e3o. A regra tamb\u00e9m se aplica ao 13\u00ba sal\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Segundo o governo federal, cerca de 15 milh\u00f5es de contribuintes devem ser beneficiados. O custo estimado da medida \u00e9 de R$ 31,2 bilh\u00f5es, compensado pelas novas formas de tributa\u00e7\u00e3o sobre alta renda: IRFPM e imposto sobre dividendos acima de R$ 50 mil mensais. Ainda conforme estimatyivas do governo,&nbsp;cerca de 141 mil contribuintes de alta renda contribuintes ser\u00e3o afetados.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Tome nota<\/strong><\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Quem se beneficia: A lei sancionada pelo presidente Lula isenta totalmente do Imposto de Renda os trabalhadores que recebem at\u00e9 R$ 5.000 por m\u00eas.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Quando entrou em vigor: A medida come\u00e7ou a valer a partir de 1\u00ba de janeiro de 2026.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Impacto: Milh\u00f5es de brasileiros e brasileiras deixar\u00e3o de pagar o imposto, o que representa um al\u00edvio financeiro significativo, equivalente a quase um 14\u00ba sal\u00e1rio anual para alguns.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">A medida tamb\u00e9m prev\u00ea redu\u00e7\u00e3o parcial do imposto para quem ganha entre R$ 5.000,01e R$ 7.350 mensais.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Compensa\u00e7\u00e3o: A perda de receita \u00e9 compensada, em parte, pela taxa\u00e7\u00e3o de lucros e dividendos dos considerados &#8220;super-ricos&#8221; (aqueles que ganham mais de R$ 1 milh\u00e3o por ano), buscando maior justi\u00e7a tribut\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Tabela completa<\/strong><\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Rendimentos tribut\u00e1veis mensais Redu\u00e7\u00e3o do imposto<br>At\u00e9 R$ 5 mil At\u00e9 R$ 312,89, zerando o imposto<br>De R$ 5.000,01 a R$ 7.350R$ 978,62 \u2013 (0,133145 \u00d7 renda mensal), at\u00e9 zerar para quem ganha R$ 7.350<br>A partir de R$ 7.350,01 Sem redu\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Fonte: Receita Federal<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Desconto mensal<\/strong><br>Para rendas acima de R$ 7.350<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Base de c\u00e1lculo mensal Al\u00edquota Dedu\u00e7\u00e3o<br>At\u00e9 R$ 2.428,80 Isento \u2013<br>De R$ 2.428,81 a R$ 2.826,657, 5%&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; R$ 182,16<br>De R$ 2.826,66 a R$ 3.751,051&nbsp; 5%.&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;R$ 394,16<br>De R$ 3.751,06 a R$ 4.664,68&nbsp; &nbsp; 22,5%&nbsp; &nbsp; &nbsp;R$ 675,49<br>Acima de R$ 4.664,68&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; 27,5%.&nbsp; &nbsp; R$ 908,73<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Fonte: Receita Federal<br>&nbsp;<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>O que muda<\/strong><\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">isen\u00e7\u00e3o anual para quem ganhar at\u00e9 R$ 60 mil em 2026;<br>redu\u00e7\u00e3o gradual do imposto para rendas entre R$ 60.000,01 e R$ 88,2 mil;<br>acima desse valor, n\u00e3o h\u00e1 desconto adicional.<br>O redutor anual \u00e9 limitado ao imposto apurado, ou seja, n\u00e3o gera imposto negativo nem restitui\u00e7\u00e3o autom\u00e1tica extra.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Tabela anual de isen\u00e7\u00e3o e redu\u00e7\u00e3o<\/strong><br>(Declara\u00e7\u00e3o de 2027: ano-calend\u00e1rio 2026)<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Rendimentos tribut\u00e1veis anuais&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; Redu\u00e7\u00e3o do imposto<br>At\u00e9 R$ 60 mil At\u00e9 R$ 2.694,15,&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; zera o imposto<br>De R$ 60.000,01 a R$ 88.200&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; R$ 8.429,73 \u2013 (0,095575 \u00d7 renda anual), at\u00e9 zerar para quem ganha R$ 88.200&nbsp;<br>A partir de R$ 88.200,01&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;Sem redu\u00e7\u00e3o<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Fonte: Receita Federal<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Imposto de Renda anual em 2026<\/strong><\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Base de c\u00e1lculo anual&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; Al\u00edquota&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; Dedu\u00e7\u00e3o<br>At\u00e9 R$ 28.467,20Isento\u2013<br>De R$ 28.467,21 a R$ 33.919,80&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;7,5%&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; R$ 2.135,04<br>De R$ 33.919,81 a R$ 45.012,60&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;15%&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;R$ 4.679,03<br>De R$ 45.012,61 a R$ 55.976,16&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;22,5%&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; R$ 8.054,97<br>Acima de R$ 55.976,1627,&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; 5%&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;R$ 10.853,78<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Fonte: Receita Federal<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Imposto m\u00ednimo para alta renda<\/strong><\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Para compensar a perda de arrecada\u00e7\u00e3o, a reforma cria o Imposto de Renda da Pessoa F\u00edsica M\u00ednimo (IRPFM), voltado \u00e0 alta renda:<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Renda anual acima de R$ 600 mil (R$ 50 mil\/m\u00eas): entra na regra<br>Al\u00edquota progressiva de at\u00e9 10%<br>Renda acima de R$ 1,2 milh\u00e3o por ano: al\u00edquota m\u00ednima efetiva de 10%<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>O que entra no c\u00e1lculo do IRPFM<\/strong><\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">sal\u00e1rios;<br>lucros e dividendos;<br>rendimentos de aplica\u00e7\u00f5es financeiras tribut\u00e1veis.<br>Em rela\u00e7\u00e3o aos sal\u00e1rios acima de R$ 50 mil por m\u00eas, essa fonte de renda gera desconto no IRPFM a pagar, mesmo inclu\u00edda na base de c\u00e1lculo. Isso porque o Imposto de Renda j\u00e1 foi descontado na fonte, com al\u00edquota de 27,5%.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Ficam fora<\/strong><\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">poupan\u00e7a, Letras de Cr\u00e9dito Imobili\u00e1rio (LCI), Letras de Cr\u00e9dito do Agroneg\u00f3cio (LCA), fundos imobili\u00e1rios, Fiagro e outros investimentos incentivados;<br>heran\u00e7as e doa\u00e7\u00f5es;<br>indeniza\u00e7\u00f5es por doen\u00e7a grave;<br>ganhos de capital na venda de im\u00f3veis, exceto fora da bolsa;<br>alugu\u00e9is atrasados<br>valores recebidos acumuladamente, por meio de a\u00e7\u00f5es judiciais;<br>O imposto m\u00ednimo ser\u00e1 apurado apenas a partir da declara\u00e7\u00e3o de 2027.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Tributa\u00e7\u00e3o de dividendos<\/strong><\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">10% de imposto retido sobre dividendos;<br>apenas quando superarem R$ 50 mil por m\u00eas;<br>valor pago por uma \u00fanica empresa \u00e0 pessoa f\u00edsica.<br>A maioria dos investidores n\u00e3o ser\u00e1 afetada. A medida mira s\u00f3cios e empres\u00e1rios que recebiam altos valores em dividendos, at\u00e9 ent\u00e3o isentos.&nbsp;O imposto retido poder\u00e1 ser compensado na declara\u00e7\u00e3o anual.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Pontos de aten\u00e7\u00e3o e poss\u00edveis disputas<\/strong><\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Dividendos relativos a lucros apurados at\u00e9 2025 s\u00f3 permanecem isentos se a distribui\u00e7\u00e3o tiver sido aprovada at\u00e9 31 de dezembro de 2025.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Especialistas alertam para poss\u00edveis questionamentos judiciais, por poss\u00edvel efeito retroativo da regra.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Quais dedu\u00e7\u00f5es continuam valendo<\/strong><\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">dependentes: R$ 189,59 por m\u00eas;<br>desconto simplificado mensal: at\u00e9 R$ 607,20;<br>educa\u00e7\u00e3o: at\u00e9 R$ 3.561,50 por pessoa ao ano;<br>declara\u00e7\u00e3o anual: desconto simplificado de at\u00e9 R$ 17.640<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>A nova tabela do Imposto de Renda (IR) 2026, que j\u00e1 est\u00e1 em vigor, trouxe mudan\u00e7as na faixa de isen\u00e7?o para quem ganha at\u00e9 R$ 5 mil por m\u00eas e tamb\u00e9m uma redu\u00e7\u00e3o gradual do imposto para pagamentos recebidos de de at\u00e9 R$ 7.350. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":3486,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[8],"tags":[],"class_list":["post-3485","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-economia-e-orcamento"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/jornaldiarioeconomico.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3485","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/jornaldiarioeconomico.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/jornaldiarioeconomico.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/jornaldiarioeconomico.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/jornaldiarioeconomico.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=3485"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/jornaldiarioeconomico.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3485\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/jornaldiarioeconomico.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/media\/3486"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/jornaldiarioeconomico.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=3485"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/jornaldiarioeconomico.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=3485"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/jornaldiarioeconomico.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=3485"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}